Nutrição animal

65 99915-0808

sac@vidan.com.br

Meu pet pode ter Dengue?

Os cuidados com a saúde dos nossos pets vão muito além da alimentação adequada e dos passeios diários. Durante períodos mais quentes, aumenta a preocupação com a proliferação de mosquitos, especialmente o Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus. Mas você sabia que cães e gatos, embora não desenvolvam estas doenças, estão sujeitos a outros riscos?

 

Por que cães e gatos não pegam dengue?

Os animais, ao contrário dos humanos, possuem células receptoras que impedem a reprodução dos vírus transmitidos pelo mosquito da dengue. O cachorro e o gato não correm o risco de pegar dengue. O mosquito infectado pode até picar o animal, mas ele não vai desenvolver a doença. Essa proteção natural dos pets contra a dengue também se estende a outras doenças causadas pelo vetor, como chikungunya e zika vírus.

 

Então, qual é o risco para os pets?

Apesar de serem imunes a essas doenças virais, os pets não estão completamente seguros. O Aedes Aegypti pode transmitir doenças parasitárias aos animais, como a dirofilariose, também conhecida como “doença do verme do coração”, comum em regiões litorâneas.

Quando o mosquito pica o animal, ele pode transmitir esse parasita, que vai para o coração e pulmão e desenvolve todos os sintomas clínicos. O animal fica mais quieto, lento, começa a ter tosse e, então, apresenta um problema do coração.

Outro risco é o “mosquito palha”, que pode transmitir a leishmaniose, uma doença parasitária que não tem cura e pode ser transmitida tanto para os animais quanto para os seres humanos.

As moscas também representam um risco aos animais domésticos. Atraídas por sangue, elas podem pousar em ferimentos contaminados e depositar ovinhos de parasitas, como berne ou miíase. Mas, diferentemente da leishmaniose, esses parasitas têm tratamento.

Este Conteúdo é um Oferecimento Maikão e MiMiau

Como proteger seu pet?

A prevenção é a melhor forma de proteger seu pet contra os mosquitos e outros insetos. Aqui estão algumas medidas preventivas recomendadas por especialistas:

– Utilização de repelentes específicos para pets

– Administração de remédios via oral

– Cuidados com o ambiente onde o pet fica, evitando acúmulo de água parada e entulhos

– Instalação de telas de proteção nas residências para evitar a entrada de mosquitos

É importante estar atento aos sinais de desconforto ou mudanças no comportamento do seu animal. Em caso de suspeita de qualquer problema de saúde, consulte um médico veterinário para um diagnóstico e tratamento adequados.

 

Conheça a Linha Completa de Produtos da Vidan Nutrição Animal

Na Vidan Nutrição Animal, temos o compromisso de oferecer os melhores produtos para que seu pet tenha uma alimentação saudável. Conheça nossa linha completa de alimentos para cães e gatos.

Dan2

Gostou da matéria?

Siga estas e outra dicas do Dan aqui no blog e em nossas redes sociais. Clique e confira!
FACEBOOK e INSTAGRAM

Aproveite e conheça nossa linha de alimentos para CÃES e GATOS