Nutrição animal

65 99915-0808

sac@vidan.com.br

Queda de pelo em gatos

Quem tem gatos em casa já deve saber que é normal encontrar alguns pelinhos espalhados no sofá, na cama e por aí vai. Mas como saber até que ponto isso é normal?

Até um certo ponto, o fato de cair pelos dos pets é normal, pois existe um ciclo de crescimento, repouso e queda considerado normal. E isso ocorre de tempos em tempos. Diferentemente disso, outras causas de pelo podem vir acompanhadas de outros sintomas, ou queda excessiva, ou ainda padrões de queda de pelo diferentes. Esses casos, sim, devem ser investigados por um profissional.

Existem várias causas que podem desencadear a queda de pelo nos bichanos e que estão listadas abaixo:

  • Alopecia facial: é a queda de pelo localizada entre a orelha e o olho do animal. Começa entre os 14 e 20 meses de idade e ocorre com mais frequência em gatos com pelagem escura e curta. Pode estar associada ao tempo de vida do animal e normalmente não precisa de medicamento.
  • Dermatite alérgica: caso o bichano seja um animal que apresente alergias e tenha inalado pó, mofo, pólen, entre outros, essa alergia pode ser desencadeada. Constatada essa situação o ideal é isolar o animalzinho dos fatores desencadeadores e consultar o veterinário para tratar os sintomas.
  • Dermatite de contato: é decorrente de um contato físico de algum objeto/material a que o pet seja alérgico (pode ser um produto de limpeza ou algum tipo de tecido, por exemplo) com a pele. O diagnóstico deve ser feito por um teste de contato pelo veterinário e assim que detectado, o alérgeno deve ser removido do alcance do animal.
  • Alergias alimentares: algum componente da ração pode causar alergia. Os sintomas costumam ser sintomas de sensibilidade, incluindo vômito, mas o gato também pode começar a rejeitar sua ração. Nesse caso deve-se consultar o veterinário para analisar qual componente o pet tem alergia e substituir sua forma de alimentação com acompanhamento.
  • Dermatites infecciosas: são àquelas causadas por fungos, bactérias e ácaros que podem levar a queda de pelo como apenas um de seus inúmeros sintomas, que normalmente vem acompanhada de coceira, crostas e secreções na pele, descamação da pele e em alguns casos, odor fétido. Na dúvida, consulte sempre um profissional para diagnóstico e tratamento adequado.

Conheça nossos Produtos:

Gostou da matéria?

Siga nossas redes sociais, temos outros temas interessantes. Clique e confira!
FACEBOOK e INSTAGRAM

Aproveite e conheça nossa linha de alimentos para CÃES e GATOS