Quantos filhotes os gatos podem ter?
Quando nossos bichinhos ficam prenhes, sempre surge a dúvida: quantos filhotinhos vão nascer? Esse número é sempre uma incógnita, e pode variar muito. Mas, afinal, quantos filhotes os gatos podem ter? Existe alguma forma de saber de antemão? Há fatores que influenciam no número de filhotes?
A reprodução dos gatos
É importante ter em mente que os gatos são uma espécie poliéstrica sazonal. Isso significa que, no período reprodutivo do ano, ela pode ter vários cios – e não apenas um. Isso ocorre no verão, que é a estação mais favorável: se a fêmea encontrar um macho para cópula, desencadeia a ovulação e, consequentemente, poderá emprenhar. Se não houver fertilização do óvulo, um novo cio pode ocorrer após 6 semanas.
Como identificar o cio?
Para saber quando esse período de reprodução está chegando, é preciso ficar atento ao comportamento da fêmea. Ela costuma ficar mais carinhosa, se esfregar mais nas pessoas, andar com a cauda levantada e os miados podem aumentar. Esses sinais podem indicar que está no cio ou prestes a entrar no cio.
Este Conteúdo é um Oferecimento Cão de Guarda e Ronronado
Gatinhos a caminho: e agora?
Bom, o acasalamento aconteceu e a gatinha ficou prenha. Agora é hora de se preparar, pois há muitos cuidados necessários para a saúde e bem-estar tanto da mamãe quanto dos filhotinhos.
A primeira coisa a se fazer é levá-la ao veterinário para fazer o pré-natal. Ele vai pedir todos os exames necessários para saber se está tudo bem, e vai te dar todas as orientações necessárias sobre a gestação, e também sobre o parto.
Além disso, é importante se certificar de que a fêmea está tendo uma boa alimentação, rica em todos os nutrientes necessários para que tenha uma gestação tranquila e com o mínimo de riscos. Outro cuidado necessário é garantir que as gatinhas tenham repouso durante toda a gestação, e não tenham um comportamento arriscado, saltando de lugares altos ou passando por lugares muito estreitos, por exemplo, prejudicando a gestação e os fetos.
O parto
Se o parto for normal, normalmente as gatinhas não necessitam de nenhuma ajuda. É importante disponibilizar um espaço calmo e tranquilo para servir de ninho para a gata cuidar dos filhotinhos. Às vezes, ela mesma escolhe o local, mas, se não escolher, cabe ao tutor garantir o melhor lugar possível.
Após o nascimento, evite pegar os filhotes, pois isso deixa seu cheiro, e pode levar a gata a rejeitá-los. Mas certifique-se de que estão mamando direito, especialmente nas primeiras horas de vida. Os filhotinhos crescem relativamente rápido, e logo estarão fora de perigo.
Mas, afinal, quantos filhotes podem nascer?
Normalmente, esse número varia muito de acordo com questões genéticas, tamanho da raça e alguns outros fatores, mas tende a ser de 2 a 12 filhotes em uma única ninhada. Por isso, prepare-se para dar todo o suporte necessário, e, se você não puder cuidar de todos, garanta que todos sejam adotados por famílias que possam dar muito amor e todos os cuidados necessários. Cada gatinho merece um lar.