Pulgas: como acabar com esse problema?
As pulgas podem até parecer um pequeno problema, mas estão longes de serem inofensivas à saúde dos nossos melhores amigos. Você sabia que, além do incômodo e coceira que ocasionam, elas podem também ser responsáveis por algumas doenças?
As pulgas estão entre os principais ectoparasitas que atacam os cães e gatos e são muito comuns, principalmente em animais que têm acesso à uma área externa ou que vivem soltos ou em contato com locais infestados.
Apesar de seu tamanho pequeno, elas podem ser um grande problema aos pets e também aos tutores, devido à dificuldade em eliminá-las completamente do ambiente. Os problemas que elas causam vão muito além da coceira e incômodo iniciais. Elas também podem causar:
- Perda de apetite;
- Alergias na pele;
- Dermatite Alérgica à Saliva e Picada de Pulgas e Ectoparasitas (DASPPE);
- Transmissão do verme Dypilidium caninum.
Mas como acabar de vez com esse parasita?
Para saber como eliminá-las adequadamente é fundamental compreender o ciclo de vida do parasita que envolve 4 fases distintas: ovo, larva, pupa e pulga adulta. A maior parte desse ciclo ocorre no ambiente em que o pet vive, ou seja, as fases de ovo, larva e pupa ocorrem no local em que o animal passa a maior parte do seu tempo, como por exemplo, caminhas, tapetes, móveis. Apenas 5% das pulgas estarão no animal se alimentando de sangue. Surpreendente, não é mesmo?
Agora que você já sabe como é o ciclo desse parasita fica mais fácil compreender que para eliminar totalmente as pulgas é preciso um controle integrado, agindo no animal e também no ambiente.
No mercado existem diversos produtos para limpeza do ambiente, e recomendamos também a lavagem de roupas de cama do pet, tapetes e caminhas que ele usa com secagem ao sol.
Além disso, existem também inúmeros produtos para controle e prevenção de pulgas no pet, variando desde shampoos, comprimidos, coleiras e pipetas. Caso o seu animal esteja altamente infestado existem produtos que agem de forma imediata e que controlam as reinfestações por até cerca de 1, 2 ou 3 meses.
Eliminar as pulgas realmente não é tarefa fácil, por isso, é fundamental contar com o apoio e orientação de um profissional. Não administre medicamentos ao animal sem orientação e tenha muito cuidado com os produtos aplicados no ambiente, pois alguns podem necessitar que o animal fique fora por um período de tempo, evitando qualquer tipo de intoxicação.