Nutrição animal

65 99915-0808

sac@vidan.com.br

Posso dar banho no meu animalzinho de estimação em casa?

Uma dúvida muito comum dos tutores, principalmente aqueles de primeira viagem é justamente essa: Será que existe algum problema em dar banho no pet em casa? Há algum cuidado extra que deve ser tomado? Isso é o que vamos descobrir na matéria de hoje.

 

Atualmente, existem milhares de pet shops espalhados por todas as cidades e eles costumam oferecer serviços de banho nos animais como parte de suas atividades. Quando levamos nosso animalzinho para tomar aquele banho no petshop temos a tranquilidade de saber que quem está lidando com nosso animalzinho é um profissional habilitado para aquela função e por isso, ele tomará os cuidados necessários e essenciais para que esse banho corra conforme o esperado.

Mas não existe problema nenhum em dar banho no seu pet em casa mesmo, caso você se sinta seguro para tal. A única coisa é que você também deve tomar alguns cuidados que vamos listar aqui.

Antes de iniciar o banho, tenha certeza que não vai precisar se ausentar durante o processo. Tenha em mãos tudo o que você vai precisar como shampoo, toalhas, algodão e escova. Ah, os brinquedos e petiscos também podem ser uma boa ideia. Tenha-os por perto. Vamos às dicas?

 

  • Antes de mais nada, atenção à temperatura da água. Em dias frios, cuidado com a água muito quente.
  • Escovar um pouco os pelos antes de iniciar o banho é uma boa dica, pois isso vai ajudar a desenrolar os pelos e facilitará o processo.
  • Antes do banho você deve proteger os ouvidos do pet com bolinhas de algodão, evitando assim a entrada de água e possível predisposição à infecção de ouvido.
  • Após o banho você pode limpar as orelhas com uma gaze higienizada ou até mesmo uma toalha macia umedecida com bastante cuidado, evitando machucá-las.
  • Caso o pet seja muito agitado, você pode prendê-lo na guia evitando acidentes. Apenas mantenha-se por perto e tente acalmá-lo. Se seu pet é um pouco mais medroso ou agitado, molhe os pelos de forma bem tranquila para que ele não se assuste. Você também pode tentar distrai-lo, começar o banho com brincadeiras vai fazer com que o seu animal fique mais tranquilo.
  • Lavar as patinhas e depois o resto do corpo. Nesse momento pode ser interessante servir um petisco para que ele se acostume com a água.
  • Passar a quantidade indicada de shampoo (próprio para espécie) de acordo com o tamanho do seu animal. Os movimentos devem ser suaves, em forma de massagem até que se forme espuma e aja durante o tempo necessário no pelo e pele do animal.
  • Enxaguar! É muito importante retirar todo produto para evitar coceiras e dermatites. É normal que após o enxague, o animal balance o corpo. Esteja pronto para se molhar também.
  • Pegue as toalhas e auxilie o seu pet a se secar. Alguns animais têm medo do secador, portanto, você deverá secá-lo com a toalha e ao sol. Caso seu pet não tenha medo do barulho do secador, você poderá usá-lo para facilitar a secagem, evitando que ele fique úmido em determinadas partes do corpo. Cuidado apenas com a temperatura do ar.

 

Muito bem, agora você já pode seguir essas dicas e dar aquele banho no seu pet…sem medo! Você pode dar esse banho a cada quinze dias ou na frequência indicada pelo Médico Veterinário. E fique tranquilo, aos poucos os animais perdem o medo e ficam super felizes quando chega o dia do banho! Mais um momento gostoso para curtir ao lado do seu melhor amigo. Aproveite!

 

Deixe aqui sua dica nos comentários para tornar o momento do banho ainda mais divertido.

Conheça nossos Produtos:

Gostou da matéria?

Siga nossas redes sociais, temos outros temas interessantes. Clique e confira!
FACEBOOK e INSTAGRAM

Aproveite e conheça nossa linha de alimentos para CÃES e GATOS