Por que os cachorros lambem?
Levanta a mão aí quem já levou aquela lambida do seu animalzinho? Mas por que será que eles fazem isso?
A primeira coisa que nos vêm em mente quando recebemos aquela lambida do nosso animalzinho é que ele está feliz em ver o seu dono e quer, de alguma forma, expressar o seu sentimento. Porém, esse não é o único motivo para eles darem aquelas lambidas.
Nós, seres humanos temos como principal sentido a visão. Percebemos o mundo através de cores e formas e assimilamos significados desses elementos que se formam diante de nossos olhos. Mas e os cães, qual será seu sentido mais aguçado? O olfato é um dos sentidos mais fortes de um cão.
Lamber serve a diversos propósitos no mundo de um cão. Coletar informações é uma delas. O cão dedica grande parte do seu cérebro para o faro. E os cães não cheiram apenas com o focinho. Eles também cheiram com a boca. Esse é o motivo pela qual o seu cão pode passar sua língua o focinho. Ele está limpando as moléculas de odores do focinho para poder aprender mais sobre o seu ambiente.
Lamber os outros e até mesmo o seu dono é um comportamento enraizado e até comum no mundo de um cão. Mães caninas lambem os seus filhotes recém-nascidos para estimulá-los a respirarem por si só. Sem isso não sobreviveriam. As lambidas iniciam no momento em que os filhotes saem do ventre. Mais tarde lambem o filhote para estimulá-los e para limpá-los. Algumas mães podem lamber os seus filhotes excessivamente se houver um problema. É a forma como a mamãe cuida do seu filhotinho. Tudo isso parece ter uma explicação fisiológica mesmo. Esse fato de lamber tem um sentido muito mais amplo no mundo canino, até mesmo porque eles têm seus sentidos mais aguçados são diferentes dos nossos, ou seja, não é só aquilo que pensávamos:
Além de expressar alegria, as lambidas têm outros significados no mundo canino! Além do que já sabíamos, o ato de lamber é uma forma de comunicação. Desmistificada essa questão, listamos aqui 5 motivos para conseguirmos identificar o que significam essas “lambidas”. Vamos lá:
1- Comunicação
Para se apresentar a outros cães como amigo e não como ameaçadores, o cão lambe os outros cães próximo à boca para passar a mensagem “que é um amigo e não é uma ameaça”.
2- Conhecendo o território
Ao lamber o focinho trazendo as moléculas para a boca, o cão pode receber uma grande quantidade de informação sobre o mundo ao seu redor. É uma forma de se proteger.
3- Limpeza
As cadelas costumam lamber os filhotes para limpá-los, mas se o seu cão estiver se lambendo demais, talvez seja bom levá-lo ao PETSHOP de sua confiança para aquele banho especial, até mesmo consultar o veterinário.
4- Combate ao stress e ansiedade
Para os cães, o ato de lamber causa a liberação de endorfina que os fazem sentir melhor. A endorfina é um hormônio, uma substância química que transportada pelo sangue faz comunicação com outras células, trata-se do hormônio do bem-estar.
5- Afeto
O cérebro de um cão também libera dopamina quando ele olha para o seu dono. Então, a maioria das lambidinhas são sinais de afeto. Por isso, ele pode lamber sua mão quando você entrar em casa como demonstração de afeto.
Viu só? Uma lambida do pet pode ter várias mensagens e significados. Curioso, não?
Com essas dicas, agora você poderá compreender o que o seu animalzinho está dizendo, fique atento e se preciso peça ajuda ao Veterinário!