
Por quanto tempo o vírus da cinomose e da parvovirose ficam no ambiente?
Quem tem muitos bichinhos em casa sabe o sufoco que é quando um deles adoece. Além dos cuidados com doente, todos os outros animais devem também ser protegidos para que não se contaminem. Para isso, é importante ter certos cuidados com a higienização do ambiente, pois alguns patógenos podem continuar por algum tempo no local, seja no ar, seja nos objetos. É o caso do vírus da Parvovirose, conhecido por ser muito resistente.
Por quanto tempo o vírus da cinomose fica no ambiente?
O vírus da Cinomose é um vírus que chamamos de envelopado, o que significa que sua estrutura é envolta por uma membrana lipoprotéica. Essa membrana é facilmente destruída pelos desinfetantes mais comuns, desde que a desinfecção seja feita da maneira correta. Os vírus envelopados não duram muito tempo no ambiente: cerca de 3 meses.
Este Conteúdo é um Oferecimento Sherlock e Sherlockat
E o vírus da Parvovirose?
Diferentemente do vírus da Cinomose, o vírus da Parvovirose não possui aquele envoltório lipoprotéico. Portanto, torna-se um agente muito mais resistente ao calor e desinfetantes comuns, podendo durar até dois anos no ambiente, o que o torna muito mais perigoso.
O que devo fazer no ambiente contaminado?
Em ambientes contaminados pelo vírus da Cinomose, é necessário fazer uma boa limpeza com detergentes comuns. Para garantir, reforce a limpeza com hipoclorito de sódio — mas lembre-se de não misturar os produtos.
No caso da Parvovirose, é imprescindível utilizar hipoclorito de sódio na desinfecção de todo o ambiente, incluindo paredes e chão. Os utensílios , como comedouros, camas e roupas, devem ser descartados.
Atenção
Antes de trazer outro pet para casa, faça a sua vacinação. Isso garante que ele esteja realmente protegido antes de chegar nesse novo ambiente. Se restarem dúvidas, consulte o veterinário de sua confiança.