Meu primeiro gato. O que preciso saber?
A chegada de um gato em casa é motivo para muita alegria, certo? Mas o que de fato você precisa saber para receber esse novo morador com segurança e, mais ainda, para que ele se sinta realmente em casa?
O número de residências com felinos no Brasil só aumenta e isso se dá muitas vezes pelo fato de essa espécie ser reconhecida como um animal de estimação mais independente. Isso colabora muito para quem tem uma vida corrida, mas não abre mão de ter um animalzinho em casa. Pensando nisso, preparamos algumas orientações para você que está prestes a adotar um amiguinho. Vamos lá!
Água
A ingestão de água é muito importante para manter a saúde de nossos gatinhos sempre em ordem. Gatos são muito propensos a sofrer de problemas renais, e água em abundância ajuda a prevenir esses tipos de doenças do trato urinário. Gatos têm preferência por beber água corrente, por isso, os bebedouros tipo fontes costumam ser uma boa alternativa para estimular o seu animalzinho a beber água.
Consumo de água
Sempre sirva para o seu animal de estimação água filtrada e troque essa água pelo menos duas vezes ao dia. Deixar uma água fresquinha para seu animal também pode ajudar muito, aliás, quem não gosta de uma água fresquinha?
Alimentação
Aí vai uma informação bem importante, principalmente para quem tem criança em casa. As crianças adoram dar comida para o animalzinho e não enxergam nenhum mal nisso, mas justamente pensando no bem-estar animal é que alertamos para esse cuidado. Os restos de comida, doces, massas e demais alimentos humanos devem ser evitados, mesmo que seu animalzinho insista em querer comer, combinado?
No quesito alimentação, a regra é simples: Ofereça uma ração de qualidade e divida a porção total em pequenas partes, pois os felinos costumam comer várias vezes ao dia.
Caixinha de areia
A caixa de areia é um item indispensável para quem tem gatos. O uso da caixa de areia deve ser respeitado e incentivado se deseja ter um gato saudável mentalmente e fisicamente. Pois o ato de ir ao banheiro para essa espécie é um verdadeiro ritual. Eles vão até a caixa, cheiram a areia, entram no recipiente devagar, escolhem o melhor local, cavam bem fundo e fazem as necessidades. Após este processo, irão esconder os dejetos, cheirar o lugar, sair da caixinha e se limparem.
Existem diversos tipos, tamanhos e cores no mercado. O ideal é que você compre uma caixa grande ou pelo menos do tamanho que seu animalzinho consiga se movimentar dentro, sempre prestando atenção nas laterais, que devem facilitar a entrada e a saída.
Onde devo colocar a caixinha de areia?
É uma dúvida comum e muito importante. Isso pode ser um fator determinante para o seu bichinho fazer (ou não) as suas necessidades corretamente. A regra é simples:
- Escolha um local tranquilo, reservado e sem ruídos, onde seu bichinho possa ter privacidade. Isso mesmo, eles também gostam de privacidade nesse momento.
- Não deixe a caixinha de areia perto da comida e da água, ficaria muito desagradável para o bichinho e pode até fazer com que ele não se acostume com a caixinha, fazendo suas necessidades em outros lugares.
Os gatos são muito higiênicos e metódicos, mas seguindo essas dicas você estará promovendo o espaço ideal para que ele se sinta confortável em relação às necessidades fisiológicas.
Higiene e escovação
Os gatos são extremamente preocupados com a limpeza, por isso é tão comum ver eles se lambendo, pois a língua áspera desse bichinho ajuda a remover a sujeira, funcionando como uma escova. Para evitar que ele ingira muitos pelos mortos e isso cause problemas futuros, promova uma escovação frequente nos pelos.
Saúde
Para manter a saúde do bichano em dia, conte com a ajuda de um profissional para tratar vermes e prevenir doenças através da vacinação frequente.
Telas de proteção
Quando falamos de gatos, todo cuidado é pouco. Telar janelas e portas evita que o seu bichano dê uma escapadinha e possa se perder ou pior ainda, possa se machucar com a altura, caso você more em apartamento ou mesmo que ele possa se acidentar na rua. Pelo bem dele, melhor mantê-lo em segurança dentro de casa. Invista em telas de proteção de qualidade.
Com esses cuidados, certamente você estará pronto para receber seu bichinho com tranquilidade e fazer com que ele se sinta em casa! Boa sorte!