Nutrição animal

65 99915-0808

sac@vidan.com.br

Dicas para educar o cão em casa

Além das necessidades básicas como vacinas e cuidados com a alimentação do seu cão, é importante lembrar sobre a tarefa de educá-los desde cedo, pois a falta desse cuidado pode fazer com que seu cãozinho se torne um animal medroso, agressivo, ansioso, dentre outros fatores comportamentais, que podem ser previamente resolvidos tomando algumas precauções. Foi pensando nisso que preparamos algumas dicas que podem te ajudar na educação do seu MELHOR AMIGO.

ADESTRAMENTO: Uma das maneiras mais simples e eficaz de cumprir essa missão, sendo que ela auxiliará o seu cão a obedecer a comandos simples. Lembrando que os filhotes respondem a esta técnica com mais facilidade; mas não exclui os cães adultos, eles também podem aprender.

Comando é a palavra de ordem quando nos referimos ao adestramento. Os comandos para cães além de reforçar comportamentos positivos, contribuem para o bem-estar físico e mental do pet. Há o estímulo da memória e do raciocínio, diminuição da ansiedade e a correção de problemas comportamentais.

Aqui, vamos exemplificar duas situações que envolvem esses comandos e que você pode TESTAR EM CASA, pois sabemos que nem sempre é possível a contratação de um profissional, vamos lá:

Como ensinar o cachorro a sentar:

Pegue um petisco, mostre para o seu cãozinho. Mantenha-o perto do nariz do cachorro;

  1. Mova o petisco até atrás da cabeça, permitindo que a cabeça dele siga o petisco, acompanhando o movimento, faça com que ele se sente;
  2. Quando o cachorro sentar, diga “senta”, e dê o petisco para ele.

A reação natural de muitos cachorros é sentar, como se estivessem esperando a comida. Se isso acontecer, recompense também com palavras de incentivo (muito bem, parabéns ou com algum aperitivo).

Como ensinar o seu cachorro a dar a pata:

  1. Pegue um pedaço de guloseima e deixe o seu cachorro cheirá-la.
  2. Com a guloseima na sua mão, aproxime a sua mão de um dos lados do seu focinho. O mais normal é que o seu cachorro tente abrir-lhe a mão com a sua pata.
  3. Assim que o cachorro tentar fazê-lo, abra a mão e deixe que o seu cachorro coma a guloseima.

OBS: Nem todos os cachorros vão agir da mesma forma, embora seja preferível utilizá-lo para fomentar a inteligência do cachorro e a autoaprendizagem.

Ensinar a dar a pata não é tão difícil, pois os cães têm uma tendência a fazer isso de maneira instintiva.

REFORÇO POSITIVO

No processo de educar o pet em casa, sempre usamos do reforço positivo, ou seja, retribuir e recompensar suas boas atitudes com carinho, afagos ou petiscos e não brigar quando houver atitudes erradas. Ignorar é melhor que brigar, ok? Lembre-se, o reforço positivo é uma técnica muito utilizada por profissionais do adestramento e que é capaz e fazer milagres. Acredite!

Com muito amor e paciência, esse processo de educar o seu pet vai se tornando prazeroso. Assim fica bem mais fácil o cãozinho entender o que o seu dono deseja.

 

Lembre-se que cada animal tem uma personalidade e um tempo diferente, mas todos podem e conseguem aprender. Não desista e boa sorte!

Conheça nossos Produtos:

Gostou da matéria?

Siga nossas redes sociais, temos outros temas interessantes. Clique e confira!
FACEBOOK e INSTAGRAM

Aproveite e conheça nossa linha de alimentos para CÃES e GATOS