Nutrição animal

65 99915-0808

sac@vidan.com.br

Como evitar o tártaro em cães?

Os tutores de cães vão concordar que não há nada melhor que um cão com um sorriso branquinho e um hálito saudável, não é mesmo? Mas alguns problemas bucais insistem em aparecer e podem afetar seriamente a saúde odontológica do pet. Nosso tema de hoje, o tártaro, é um destes problemas. Vamos saber mais sobre ele e como preveni-lo?

O QUE É O TÁRTARO?

O tártaro é a placa bacteriana mineralizada sobre os dentes que se forma pelo acúmulo de restos de alimentos e acaba por agravar a saúde bucal do animal, podendo levar a outros problemas sérios.

Você sabia que o tártaro em cães pode contribuir para o surgimento de doenças mais graves? Pois é, assim como nós humanos, nossos amigos de quatro patas também precisam ter uma higiene bucal adequada para evitar complicações.

O tártaro também é conhecido como cálculo dentário e atinge praticamente todos os cães, mas pode ser prevenido e tratado como vamos ver aqui.

PREVENÇÃO

Assim como nós humanos, alguns cães possuem o pH bucal que facilita o acúmulo do tártaro. E a forma mais efetiva de evitar o tártaro (ou ao menos prorrogar o aparecimento dele) é a escovação DIÁRIA. Sim, você precisa escovar os dentes do seu cachorro todos os dias.

MAS COMO IDENTIFICAR QUE MEU CÃO ESTÁ COM TÁRTARO?

Muito simples! Quando estiver brincando com o seu animalzinho e perceber um odor bucal forte, ou seja, aquele “bafinho” mesmo, atenção, pois isso pode ser um indicativo. Isso vai evoluindo, até que os dentes possam vir a mudar a coloração de dentes mais amarelos até uma coloração amarronzada, dentre outros sinais como inflamação do tecido gengival que vai se apresentar mais avermelhado e sangrando com mais facilidade.

COMPLICAÇÕES

Além dos fatores acima mencionados, o tártaro e a periodontite, em casos mais avançados, podem levar à perda dos dentes do animal. Além disso, em casos ainda mais complicados, as bactérias ali presentes podem cair na circulação sanguínea e ocasionar uma inflamação de um tecido do coração, desencadeando a pericardite, um problema grave que coloca em risco a vida do pet.

PERCEBI QUE MEU ANIMAL JÁ ESTÁ COM TÁRTARO, O QUE DEVO FAZER?

Nada de receitas caseiras nesse momento. Nada que a gente faça em casa vai solucionar o problema já instalado. O mais correto é buscar o auxílio de um médico veterinário de sua confiança para que seja feita a limpeza do tártaro. É um procedimento cirúrgico, porém simples e seu animalzinho poderá voltar para casa no mesmo dia e com a boca limpinha.

Esperamos que tenham gostado dessas dicas. E se você não sabia dessa doença que pode ser muito silenciosa, fique de olho e redobre os cuidados com a higiene bucal do seu animalzinho!

Continue nos acompanhando, toda semana aqui tem uma matéria nova para você.

Gostou da matéria?

Siga nossas redes sociais, temos outros temas interessantes. Clique e confira!
FACEBOOK e INSTAGRAM

Aproveite e conheça nossa linha de alimentos para CÃES e GATOS