Nutrição animal

65 99915-0808

sac@vidan.com.br

Câncer de mama em cadelas e gatas

Outubro é o mês dedicado à conscientização do câncer de mama em mulheres. Mas você sabia que o câncer de mama é também um problema muito comum em cadelas e gatas?

O câncer de mama em animais pode acometer não só animais mais velhos, mas também os jovens e até mesmo os machos, apesar de ser mais incomum.

O primeiro sinal notado pelos tutores costuma ser um pequeno “carocinho” na região das mamas do pet. Mas além deste sinal, os animais também podem apresentar um inchaço na região abdominal, apatia, fraqueza, além de feridas quando o tumor cresce e acaba rompendo a pele.

Animais não castrados ou castrados de forma tardia costumam ter mais incidência de câncer de mama que os pets castrados antes do primeiro ou segundo cio.

 

Como diagnosticar?

O diagnóstico é sempre feito por um médico veterinário pelo exame clínico, onde ele vai examinar toda a cadeia mamária do pet em busca de nódulos e alterações em linfonodos. Além disso, ele poderá solicitar exames de imagem, também para identificar possíveis focos de metástase em outros órgãos.

 

Como é feito o tratamento?

A indicação do tratamento também deverá ser feita pelo profissional após avaliação dos exames. Normalmente os casos são tratados de forma cirúrgica, com remoção do tumor e/ou cadeia mamária de um lado ou dos dois lados. Cada caso é um caso e essa indicação só poderá ser feita pelo profissional.

 

Como prevenir?

A prevenção de câncer de mama em fêmeas é feita através da castração precoce, o que diminui muito as chances de desenvolvimento de câncer em fase adulta. Além disso, para evitar o surgimento de câncer de mama não se recomenda utilizar injeções anticoncepcionais, as famosas injeções para evitar cria. Essas injeções possuem risco aumentado para desenvolvimento de câncer em cadelas e gatas em médio, longo prazo. Se a intenção é evitar crias indesejadas, o melhor mesmo é a castração precoce.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o câncer de mama, fique de olho em seu pet e se notar qualquer sintoma ou nódulo, busque ajuda de um profissional o quanto antes. Quanto mais cedo o câncer for identificado e tratado, maiores e melhores são as chances de cura.

Conheça nossos Produtos:

Gostou da matéria?

Siga nossas redes sociais, temos outros temas interessantes. Clique e confira!
FACEBOOK e INSTAGRAM

Aproveite e conheça nossa linha de alimentos para CÃES e GATOS