Nutrição animal

65 99915-0808

sac@vidan.com.br

Cães e gatos obesos: fofura ou ponto de atenção?

Você sabia que a obesidade é também um problema de saúde muito comum em cães e gatos? Estima-se que mais da metade da população canina e felina mundial estejam acima do peso. O número pode parecer assustador para alguns, enquanto para outros, a obesidade pode não ser levada tão a sério, pois muitos tutores ainda tendem a achar fofo quando o seu pet está acima do peso. Mas será que esse é motivo de preocupação?

 

Assim como ocorre com os seres humanos, a obesidade nos animais também é causadora de uma série de consequências à saúde do pet, podendo ocasionar problemas como, por exemplo:

  • Problemas articulares
  • Problemas de coração
  • Doenças no fígado
  • Doenças hormonais como a diabetes
  • Doenças respiratórias

 

Normalmente os animais são levados às clínicas veterinárias para tratar as consequências e sintomas dessas doenças destacadas acima, mas sem sequer o tutor desconfiar que a causa delas pode ter sido a obesidade crônica.

É fundamental que o tutor compreenda que a obesidade pode sim trazer sérios problemas de saúde ao animal, que podem trazer consequências para o resto da vida. Por isso, é sempre muito importante ter o acompanhamento de um profissional que avalie o pet com regularidade e que esteja atento ao seu desenvolvimento.

 

Meu Pet está obeso e agora?

Se o seu animal está obeso, antes de qualquer coisa, é preciso consultar um profissional para se certificar o estado de saúde do animal e doenças associadas. Assim, ele poderá avaliar a melhor forma de reverter o quadro de excesso de peso de forma adequada.

Não basta apenas reduzir a quantidade de comida da noite para o dia, pois isso também pode levar a problemas hepáticos. Em toda reeducação alimentar é preciso introduzir uma redução gradual de alimento e, muitas vezes, propor uma mudança de alimentação, com alimentos menos calóricos, mas que ainda assim promovam o cumprimento das necessidades de nutrientes do pet.

Introduzir também um ritmo de atividade física ajudará o pet na perda de alguns quilinhos. Mas sempre recomendamos que um veterinário seja consultado, para evitar que algum problema de saúde prévio se agrave.

 

Ter um animal obeso deve ser sinal de atenção aos tutores, que devem sempre se lembrar de que a obesidade esconde uma série de possíveis consequências a saúde e não deve ser menosprezada de forma alguma.

Conheça nossos Produtos:

Gostou da matéria?

Siga nossas redes sociais, temos outros temas interessantes. Clique e confira!
FACEBOOK e INSTAGRAM

Aproveite e conheça nossa linha de alimentos para CÃES e GATOS