Nutrição animal

65 99915-0808

sac@vidan.com.br

Cachorro ou gato com o olho azulado: o que pode ser?

Se você notou uma leve mudança na coloração dos olhos do seu bichinho, fique alerta, especialmente se estiverem adquirindo uma coloração levemente azulada. Pode sinalizar doenças oftálmicas, como a uveíte.

 

O que é a uveíte?

O globo ocular é composto pela íris, corpo ciliar e membrana coróide. Essa estrutura também é conhecida como úvea, por isso a inflamação em suas camadas é chamada de uveíte.

Quando a inflamação ocorre nos na íris e no corpo ciliar, a uveíte é chamada de anterior. Já quando a inflamação ocorre na membrana coróide, ela recebe o nome de uveíte posterior

 

Quais são suas causas?

Em cães e gatos, a doença pode ser causada por traumas, cirurgias, câncer ou mesmo por doenças infecciosas.

Em gatos, os principais microrganismos envolvidos são o Toxoplasma gondii (causador da Toxoplasmose), Bartonella spp, o vírus da leucemia felina (mais conhecido como FeLV), o vírus da imunodeficiência felina (FIV) e o vírus da peritonite infecciosa felina (PIF), além de doenças causadas por fungos, como a histoplasmose, coccidioidomicose e a candidíase.

No caso de cães, os principais microrganismos envolvidos são a bactéria causadora da Erliquiose canina (mais conhecida como Doença do Carrapato), a Leishmania spp., e os mesmos fungos que costumam infectar os gatos. Além disso, condições como a diabetes e as doenças metabólicas podem levar à uveíte.

Em todo caso, para determinar a causa definitiva do problema, é importante consultar um oftalmologista veterinário.

Este Conteúdo é um Oferecimento NinoDog e NinoCat

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem variar de um animal para outro, mas normalmente incluem:

– Dor ocular (perceptível indiretamente, por mudanças de comportamento); 

– Vermelhidão nos olhos; 

– Lacrimejamento; 

– Sensibilidade à luz; 

– Nebulosidade nos olhos; 

– Cor alterada dos olhos (como um “azulamento”).

 

Como tratar?

O tratamento deve ser feito somente com a orientação de um Médico Veterinário, e deve ser iniciado o mais rapidamente possível. O objetivo é aliviar os sintomas e preservar a visão, minimizando chances de sequelas da inflamação.

No tratamento poderão ser utilizados tipos diferentes de colírios com poder anti-inflamatório e medicamentos específicos para tratar a causa dessa inflamação, dependendo da causa. Por isso é tão importante um diagnóstico correto com um especialista. O próximo passo é tratar também a causa-base do problema.

Se você desconfia que o seu bichinho está com dificuldade para enxergar, dor nos olhos ou mudança de sua coloração, consulte seu veterinário de confiança imediatamente. Quanto mais precocemente o problema for identificado, mais chances há de cura sem sequelas.

Gostou da matéria?

Siga nossas redes sociais, temos outros temas interessantes. Clique e confira!
FACEBOOK e INSTAGRAM

Aproveite e conheça nossa linha de alimentos para CÃES e GATOS