Animais podem ter depressão? O que fazer?
Você já ouviu falar sobre depressão em animais de companhia? Você acha que a depressão atinge os pets? Pode parecer estranho, mas a resposta é sim, os animaizinhos também podem ficar deprimidos ou até mesmo ter um período de depressão. Vamos entender!
Quais podem ser as causas de depressão em animais?
Eles não são tão diferentes de nós, humanos! Situações como mudança de casa, morte de algum membro da família, chegada de um outro animal e até mesmo maus tratos podem ser possíveis causas. Mas fique tranquilo, caso isso tenha acontecido e se você conhece bem o seu animalzinho vai entender alguns sinais através do comportamento dele.
Caso ele esteja “tristinho” e, talvez, com o início de um quadro depressivo ele vai apresentar sinais como esses:
- isolamento
- agressividade repentina
- alterações no apetite
- olhar triste
- coceira
- lambedura em excesso
- falta de energia
- falta de vontade de interagir e brincar
- alterações no sono
Pois é, seu animalzinho pode dar muitos sinais de que não está bem. Precisamos estar atentos para poder ajudá-los.
Ok. Identifiquei que meu bichinho não está legal e apresenta 4 ou mais desses sintomas. É preciso tomar alguns cuidados.
O que fazer?
Nesse momento o animalzinho pode estar muito sensível, então tente não fazer grandes alterações no ambiente. Ofereça uma ração de qualidade e tente estimulá-lo de formas e com brincadeiras diferentes. Se nada disso puder animar o seu bichinho o ideal é contar com o auxílio de um veterinário, pois em alguns casos é necessário o uso de medicação, com indicação e acompanhamento profissional.