Meu cachorro está com o rosto inchado. O que pode ser?
De um dia para outro, você repara que o rosto do seu cão está diferente: parece um pouco inchado. O que poderia ser isso? Uma das explicações mais comuns para esse tipo de sintoma é que se trata de uma reação alérgica. Mas não se desespere. Vamos descobrir juntos como lidar com isso.
O que pode desencadear uma reação alérgica?
Alguns alimentos, picadas de insetos, plantas e medicamentos são as mais frequentes causas de reações alérgicas em animais. Mas nem todos os animais têm reações alérgicas. Isso varia de organismo a organismo, e é muito comum que alguns sejam mais sensíveis no geral. Nesses casos, eles costumam ser alérgicos a diversos antígenos diferentes.
Por isso, é muito importante ficar atento ao que o seu bichinho faz e controlar o máximo possível seu ambiente:
– Remédios devem ser guardados em locais fechados e de difícil acesso;
– Antes de cultivar qualquer planta em casa, é preciso saber se não são nocivas à saúde dos pets;
– O ambiente doméstico deve ser sempre limpo de forma adequada para evitar o surgimento de aranhas, vespas, abelhas, carrapatos, entre outros.
Este Conteúdo é um Oferecimento Maikão e MiMiau
O que fazer?
Cada reação alérgica apresenta um quadro de sintomas ligeiramente diferente um do outro. Por exemplo, picadas causam dor e inchaço local; alimentos levam a vômitos e diarreia. Se for uma reação muito agressiva, seu bichinho pode apresentar fraqueza, taquicardia, gengiva pálida e até mesmo choque anafilático, que pode levar à morte caso não seja tratada rapidamente.
As primeiras perguntas a se fazer são: Houve alguma mudança em sua alimentação? Há sinais de picadas pelo seu corpo e rosto? Ele tomou alguma medicação recentemente? Se você souber a causa do problema, o diagnóstico será muito mais ágil e o tratamento, caso seja necessário, mais rápido. O tempo de investigação das possíveis causas pode retardar um diagnóstico preciso.
Ao invés de tentar agir por conta própria, leve seu bichinho diretamente ao veterinário. Os tratamentos são necessários principalmente em casos graves, em que o animal apresenta dificuldade para respirar e fadiga excessiva. Mas nem sempre são necessários. Casos leves requerem apenas observação e, no máximo, um anti-histamínico e um tratamento suporte.
Atenção!
Após um episódio de alergia, recomendamos descobrir se seu bichinho é alérgico a outras coisas. Isso é importantíssimo para evitar novos episódios de reações alérgicas. Além disso, converse com seu veterinário para que ele recomende medicamentos de emergência para situações como essa, se ele achar pertinente. Mas, em todo caso, tenha em mente que, em qualquer situação diferente, suspeita ou urgente, consulte o veterinário imediatamente.