Por que as cadelas e gatas matam seus filhotes?
Matar o próprio filho é um crime hediondo para nós, humanos. Por isso, ficamos bastante chocados quando presenciamos um cachorro ou gato matando o próprio filhote. Mas não se assuste, nem julgue seu bichinho. O infanticídio é bastante comum entre os animais, e pode ocorrer com diversas espécies além dos cães e gatos, como golfinhos, leões e ratos, por exemplo. Mas por que isso acontece?
O que diz a ciência?
De acordo com os pesquisadores da Universidade de Cambridge, o infanticídio no reino animal pode acontecer por diversos motivos, como:
- Reprodução: O macho mata os filhotes da fêmea para antecipar o acasalamento, já que ocorre o retorno ao cio.
- Disputa por alimento: O macho ou a fêmea pode entender que a ninhada levará a uma disputa por alimento.
- Instinto: Quando algum dos filhotes nasce com malformações ou deficiências, a mãe ou o pai o elimina, para que somente os fortes sobrevivam.
- Rejeição: A fêmea pode não reconhecer a ninhada como sendo dela, então ela os mata. Isso ocorre principalmente quando há parto cesariano, em que a fêmea não acompanha o parto consciente, devido à anestesia.
- Dominância: O macho pode matar seus próprios filhotes para manter sua dominância na hierarquia do grupo.
Este Conteúdo é um Oferecimento Cão de Guarda e Ronronado
Essas são apenas algumas das explicações dadas pela ciência para esse fenômeno, que faz parte da natureza dos animais. Por isso, se você notar algum perigo para a ninhada, notifique seu veterinário de confiança para ter orientação de como agir. Em alguns casos, é recomendado afastá-lo dos pais, tomando todos os cuidados necessários para sua sobrevivência.