Nutrição animal

65 99915-0808

sac@vidan.com.br

Meu cachorro comeu plástico. O que fazer?

Nunca se sabe o que os cães podem aprontar quando não estamos por perto. Na maioria das vezes, suas travessuras são inofensivas, mas sempre pode acontecer algo prejudicial à saúde do seu bichinho. Por isso, é importante sempre ficar atento ao seu comportamento; qualquer mudança deve ser investigada. A ingestão de objetos pode ser especialmente perigosa.

 

“Corpos estranhos”

Qualquer objeto engolido pelo animal que não seja alimento é chamado de “corpo estranho”. A gravidade do problema pode ser maior ou menor dependendo do tamanho, do formato e da composição do objeto engolido. No caso do plástico, esses aspectos podem variar muito, então cada caso tem suas especificidades.

Caso o plástico engolido pelo seu cachorro seja pequeno, sem nenhuma ponta que possa machucá-lo e seja feito de um material não tóxico, pode não acarretar em nenhum grande problema e ser eliminado nas fezes. Mas, se o objeto plástico for grande o suficiente para obstruir a passagem de alimentos, ou que machuque seu bichinho, pode causar uma emergência.

 

O que fazer nesses casos?

Se você presenciou o episódio e viu seu cachorro comendo o plástico, informe imediatamente o veterinário. Desse modo, ele poderá te orientar sobre o que fazer e o caso provavelmente será resolvido com bastante rapidez. Mas, caso você não tenha presenciado nada de diferente mas notou alguma mudança no comportamento do seu cachorro, como apatia, falta de apetite ou vômitos, leve-o ao veterinário, pois pode ser sinal de que ele ingeriu plástico.

 

O que não fazer nesses casos?

O ideal é que você sempre deixe objetos que tem um potencial de periculosidade para os pets em local de difícil acesso, justamente para impedir que acidentes assim aconteçam. Outro cuidado importante é sempre ter brinquedos próprios para pets, pois são seguros e não possuem peças e partes soltas que podem causar transtornos, acidentes e outros eventos graves.

Evite a todo custo tentar resolver a situação sozinho, seja tentando induzir o vômito ou administrando algum laxante para tentar eliminar o objeto ingerido. Isso pode induzir movimentos involuntários de maneira forçada em seu intestino, causando algum rompimento interno. Por isso, pode ser bastante perigoso.

Conheça nossos Produtos:

Gostou da matéria?

Siga nossas redes sociais, temos outros temas interessantes. Clique e confira!
FACEBOOK e INSTAGRAM

Aproveite e conheça nossa linha de alimentos para CÃES e GATOS