Criptococose em animais – Você sabe o que é?
Para você que ama seu animalzinho, entenda um pouco mais sobre essa doença de nome complicado que pode afetar os bichinhos. A criptococose é uma micose de natureza sistêmica oportunista, considerada uma zoonose causada pelo complexo Cryptococcus neoformans, capaz de acometer aves, humanos, animais domésticos e silvestres.
Ela é popularmente conhecida como “ nariz de palhaço”, uma vez que nos gatos o fungo produz uma lesão na cavidade nasal caracterizada pelo aumento da narina e vermelhidão. Trata-se de uma micose sistêmica e pode acometer diversos sistemas, sendo mais comum as alterações a nível de trato respiratório, tegumentar e nervoso, assim causando inúmeros sinais e sintomas. A forma mais comum e mais relatada é a infecção da cavidade nasal, com espirros, corrimento nasal.
Como é ocasionada?
Essa infecção é ocasionada por um fungo que se desenvolve nas fezes de pombos. A contaminação ocorre, principalmente, quando o cocô fica seco e desidratado disseminando os esporos do fungo no ar. Mas como se dá a transmissão?
Este fungo está presente nas fezes de aves contaminadas. Quando secas, as fezes das aves transformam-se em pó, que pode ser inalado acidentalmente. A infecção, tanto para o ser humano quanto para os animais, se dá pela inalação do agente infeccioso, que, na natureza, existe principalmente em fezes de pombos. O simples contato com animais doentes não apresenta riscos, já que o microrganismo não forma aerossóis nos tecidos infectados.
Como prevenir?
Para que seu animalzinho fique protegido o ideal é restringir o acesso dos animais domésticos e pessoas aos locais com grande quantidade de fezes de pombos ou outras aves, especialmente ambientes sombreados e úmidos.
Espero que tenham gostado do conteúdo, afinal, é sempre é bom lembrar que com pequenos cuidados com os pets e ambientes, podemos evitar o risco de algumas doenças.