Meu pet está dormindo muito – é normal?
As mudanças no comportamento e hábitos do pet sempre tendem a causar um certo nível de estranheza por parte dos seus tutores. Mas e quando o problema está relacionado ao sono em excesso? Será que devemos nos preocupar?
O sono em excesso é muito comum principalmente em animais na fase de filhotes. Nessa época é comum que eles gastem muita energia enquanto estão acordados, para logo em seguida, caírem em um sono profundo que parece não ter fim. Mas se esse não é o caso do seu animal, é preciso olhar com um pouco mais de atenção para essa situação.
Antes de mais nada, tente identificar se o seu animal apresenta sinais que acompanham o excesso de sono como, por exemplo:
- Falta de apetite
- Desânimo
- Falta de energia para brincar
- Sintomas de outras doenças como vômitos, diarreias, palidez de mucosas e outros.
Se o seu pet apresenta algum dos sinais acima é possível que o sono em excesso esteja relacionado a uma apatia por alguma causa específica, que pode ter relação com deficiências nutricionais ou mesmo problemas de saúde, já que a maior parte das doenças deixam o animal um pouco mais quieto e tristinho.
Nesses casos é preciso um pouco mais de investigação junto a um Médico Veterinário que poderá examinar o animal e fazer alguns exames complementares como um exame de sangue, por exemplo, para identificar anemias e infecções.
Se o seu animalzinho está passando por um período como esse, é fundamental estar atento e evitar que qualquer possível problema se agrave. Na dúvida, não administre nenhum medicamento por conta própria e consulte sempre um profissional de sua confiança.